RESUMO HISTÓRICO DA ALA DE NUN’ÁLVARES DE GONDOMAR

1. Fundação da Ala

A Ala dos Legionários de Nun’Álvares de Gondomar foi fundada em 30 de Setembro de 1923 por um punhado de Católicos que, como reacção aos tempos conturbados e de intenso anti-clericalismo que se viveram na sequência da implantação da República, e correspondendo à perspectiva do Padre Vitorino Caetano Pereira, entenderam acentuar a presença da Igreja no meio social através de manifestações culturais. Era Pároco de Gondomar (S. Cosme), nessa altura, o Padre Crispim Gomes Leite que viria a ser também um grande impulsionador e assistente religioso desta instituição. Os primeiros Estatutos foram aprovados pelo Senhor Bispo do Porto, D. António Augusto, em 2 de Agosto de 1930.

Oito dias depois, na inauguração solene desta Agremiação, o assistente religioso e Pároco, lança o apelo à militância católica, à pureza e à participação nos actos de culto e sacramentos e propõe como padroeira a Imaculada Conceição apontando como exemplo para os legionários seguirem o Beato Nuno – herói e Santo.

Aqueles estatutos foram alterados noutro período revolucionário – o pós 25 de Abril de 1974 – e aprovados, em 28 de Janeiro de 1977, por D. António Ferreira Gomes, também Bispo do Porto, que confirmou a erecção canónica da Ala com o título de Ala de Nun’ Álvares de Gondomar, passando a gozar da personalidade jurídica, que o Código de Direito Canónico lhe concede, mantendo fielmente o objectivo dos fundadores, que originou a introdução de diversas actividades como a seguir se explana:

  

2.Grupo Coral

Em 1924 foi criada a “Schola Cantorum” que tinha como missão solenizar as Missas da Paróquia e as mais relevantes Festas Religiosas, transformando-se, em 1938, no actual Grupo Coral com reflexos no seu repertório – passou a incluir a música profana – e nas suas actuações – alargou-a a encontros de coros, saraus e outros espectáculos.

  

3. Teatro Amador da Ala de Nun’ Álvares de Gondomar

Em 1926 foi criado o Corpo Cénico da Ala, que deu lugar mais tarde à actual designação. Iniciou a sua actividade com a representação de um drama em 3 actos, “O Castanha” que teve boa receptividade junto do público bem como toda a séria de posteriores actuações.

 

4.Voleibol

A Ala introduziu esta modalidade em Gondomar, iniciando-se com o escalão masculino, em 1943, e com o feminino, em 1965, épocas em que o voleibol se praticava ao ar livre, dispondo-se, então, do chamado campo de ténis do Monte Crasto, onde os encontros atraíam numerosa assistência.

De início privilegiaram-se as categorias seniores, mas volvidos alguns anos foram-se criando os escalões de formação e evoluiu-se para a utilização de recintos fechados, que conduziu a Ala ao recurso dos Ginásios das Escolas Preparatória e Secundária de Gondomar, antes de dispor de instalações próprias.

 

5.Escola de Música

Em 1973 foi criada a “Escola de Violas”, vindo a transformar-se na designação em título devido ao alargamento do ensino a outros instrumentos – órgão e flauta e, mais tarde, piano. Muitos jovens associados, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, tiveram a sua iniciação musical e o primeiro contacto com alguns instrumentos nesta Escola.

O nível atingido em alguns anos proporcionou várias apresentações públicas e, recentemente, para uma melhor racionalização adoptou-se uma nova perspectiva de gestão com evidentes benefícios a nível de variedade e qualidade.

 

6.Ténis

Afluiu à Ala em 1978, também com o recurso ao campo do Monte Crasto até 1984, ano em que passou a dispor de instalações próprias. Visava-se desenvolver a actividade em Gondomar para o que foi criada a respectiva Escola. Para além do ensino a Secção não desperdiçou a oportunidade de competir tanto a nível de seniores como nos escalões de formação.

 

7.Ginástica/Karaté

Em 1979 disponibilizou-se a ginástica de manutenção para senhoras, tendo-se conseguido atrair inúmeras associadas para a sua prática. Posteriormente foram constituídas as classes de Ginástica Infantil, de Dança Jazz, de aeróbica e da de manutenção para homens, além do karaté, que chegaram a ter um significativo número de aderentes.

A evolução, entretanto registada, a nível da manutenção física com o recurso a moderno equipamento levou à reformulação da orientação seguida e à adopção de uma nova capacidade de oferta com monitores e gestão adequadas, o que provocou um expressivo aumento da procura no Ginásio que funciona nas suas instalações.

 

8.Ténis de Mesa

Foi uma modalidade que se instalou na Ala com carácter recreativo, mas que pela aplicação e entusiasmo dos seus praticantes, proporcionou alguma capacidade competitiva, tanto a nível de torneios inter-sócios como noutras colectividades, evoluindo no sentido de ser criada em 1980 uma Secção de Ténis de Mesa não só com o objectivo de competir como também de divulgar a sua prática.

 

9.Em 2002 a Direcção da Ala instituiu os seguintes galardões:

 

Dedicação - para quem, na vida da Ala, mesmo à margem da prática de qualquer modalidade, se tenha noatabilizado na prossecução dos seus objectivos;

  

Carreira - para quem, na vida da Ala, permaneceu expressiva e qualitativamente nas suas fileiras;

 

Patrocinador do ano - para quem, na última época, contribuiu generosamente para os recursos da Ala;

 

Componente das actividades culturais do ano - para aquele que, no último exercício, evidenciou dedicação, competência e assiduidade aos ensaios e actuações nas actividades culturais;

 

Atleta do ano - para aquele que, na última época, se destacou pelos resultados desportivos, assiduidade, fair play e evolução;

 

Colaborador do ano - para aquele que, na última época, se evidenciou pela sua disponibilidade, dedicação e resultados;

 

Revelação do ano - para aquele que, na última época, atingiu patamares para além do previsível;

 

Treinador do ano - para aquele que, na última época, apresentou evidentes resultados desportivos.

 

10.Sala de Estudo

Em 2003 criou-se um espaço de acompanhamento da actividade escolar para os alunos até ao 9.º ano e integração nas actividades da Ala.

 

11. Projecto de desenvolvimento social de Gondomar

Em 2004 a Ala passou a participar neste projecto tanto na Comissão Social de Freguesia – CSF de Gondomar (S. Cosme) – como no Conselho Local da Acção Social do Município de Gondomar – CLAS.G.

 

12. Ensino recorrente

No âmbito daquele projecto de desenvolvimento social de Gondomar, a Ala disponibilizou em 2005 um espaço para o funcionamento deste Ensino para adultos.

 

13.Outros

Na história da Ala contam-se muitas outras iniciativas como exibição de sessões cinematográficas, xadrez, jogos de salão, colóquios, convívios, passeios, exposições, espectáculos de outras colectividades, que concorreram para a formação dos seus associados e, paralelamente, para ocupação dos seus tempos livres.

 

14.Instalações próprias

Como facilmente se depreende toda esta gama de actividade exige espaços compatíveis que foram construídos ao longo do tempo. Primeiro a Sede Social na década de 30 do século XX com Sala de Espectáculos e espaços para ensaios e para os Jogos de Salão, depois, nos anos 80 e 90, o Parque Desportivo com pavilhão, 3 campos de ténis e salão para ténis de mesa e mais tarde, em 2001, a cobertura de 2 campos de ténis, correspondendo, assim, ao crescimento da procura e exigência de qualidade.

 

15.Reconhecimento da actividade da Ala

Em 1989 o Primeiro-ministro, Prof. Cavaco Silva, declarou de utilidade pública a Ala nos termos do artº. 3º do Decreto-Lei nº. 460/77, de 7 de Novembro;

Em 1993 a Câmara Municipal de Gondomar conferiu-lhe a medalha de prata por se ter sagrado campeã nacional de juniores em voleibol;

Em 1998 a Câmara Municipal de Gondomar atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro;

Na época de 1998/99 foi considerada “Sócio honorário” da Associação de Voleibol do Porto; e

Em 2004 o Instituto de Desporto de Portugal conferiu-lhe um Diploma no qual é reconhecido o mérito da acção exercida junto dos jovens praticantes durante o ano de 2003, proporcionando uma prática de qualidade a um número alargado de jovens praticantes, ajudando-os a ser melhores praticantes e melhores cidadãos.

2005-2015 Ala de Nun'Álvares de Gondomar - Todos os direitos reservados.
Powered by H2S
Etomite »

« Etomite Parse Error »

Etomite encountered the following error while attempting to parse the requested resource:
« PHP Parse Error »
 
PHP error debug
  Error: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/vhosts/anag.pt/httpdocs/index.php:415) 
  Error type/ Nr.: Warning - 2 
  File: /var/www/vhosts/anag.pt/httpdocs/index.php 
  Line: 402 
  Line 402 source: header($header);  
 
Parser timing
  MySQL: 0.0759 s s(42 Requests)
  PHP: 0.0243 s s 
  Total: 0.1002 s s